quinta-feira, 29 de julho de 2010

TEMA DA SEMANA: DIA DO ADVOGADO

DIA DO ADVOGADO

O dia 11 de Agosto é festejado pelos juristas, pois, marca no calendário a criação dos cursos jurídicos no Brasil e também o DIA DO ADVOGADO, profissional que tem grafado em sua bandeira a legalidade e a liberdade – como tábuas da sua vocação.

Buscando subsídio para este comentário, viajamos ao passado e ancoramos na Grécia, onde o prestígio da advocacia era imensurável porque o direito de defesa constava na própria legislação, dando origem ao surgimento de grandes advogados.

Como até hoje acontece com as coisas boas, a fama daquele sistema judiciário migrou e aportou em Roma, que enviou a Atenas uma comissão de juristas para conhecer as leis de Dracon e Sólon e, naturalmente, copiá-las, até porque o direito de defesa não existia para os romanos, tanto assim que, pela falta de um advogado, suponho eu, condenaram Jesus Cristo injustamente, deixando com o povo a decisão.

Nos primórdios do tempo, o exercício da advocacia era uma honra e não podia ser remunerada. Só no reinado do imperador Cláudio (451 d.C) que surgiram os “honorarium”, como tributo de honra. Daí em diante, o senado passou a fiscalizar o exercício da profissão e o tempo foi passando... Somente no final do século IV, surgiu A Ordem dos Advogados. Ao longo da história, tem-se notícia que o advogado como profissão organizada, sofreu várias mudanças.

Mas, todo esse prolegômeno é para dizer que no próximo dia 11 de agosto, nossa classe de advogados estará em festa e saber dos colegas suas opiniões sobre a nossa profissão

Opiniões quentes aqui da terrinha:


FRANCISCO JOSÉ DA SILVA RIBEIRO

Na minha opinião, ser advogado e ser prudente, humilde, simpático, respeitar e ser respeitado, em resumo bem quisto principalmente no meio onde presta seus serviço profissionais.
Obrigado senhor de ter me dado esta tão nobre profissão.
Parabéns a todos os advogados do mundo, com exclusividade aos de Rondônia.


FLÁVIO ORLANDO

No dia do advogado devemos sempre refletir sobre o papel importante e indispensável prestado por nós advogados, pois, sofremos com nossos clientes, lutamos pelos mesmos e muitas vezes sequer somos valorizados pelo nosso trabalho, inclusive pela própria sociedade, que sempre questiona o papel do advogado, as vezes até com piadas indecorosas.



PAULO MACIEL

No dia do advogado devemos fazer uma reflexão profunda sobre esta profissão tão maravilhosa e dignificante, onde as vezes a própria sociedade esquece que exercendo esta estamos defendendo que acima de tudo seja feito a Justiça.


EMILIO COSTA GOMES

O advogado é indispensável a administração da Justiça. Isto é constitucional. Em nosso dia a dia nos deparamos com certas dificuldades que certamente seriam mínimas caso certas autoridades refletissem melhor em relação a tal mandamento constitucional.


FRANCISCO ALBERTO DE LACERDA

Ser advogado: um grande presente. Edificador da democracia, amigo da justiça, construtor da paz. Sacerdote do bem.

Aqui elas também opinam....


EUZÉLIA JOSÉ SILVA

Ser advogado é ter espírito de Justiça e estar a disposição da mesma para que faça valer o Direito das pessoas e para as pessoas. É servir a humanidade e muito mais ser humano.
Obrigada Deus por ter me dado essa oportunidade de contribuição com a sociedade.
Parabéns colegas!


ROSANGELA LÁZARO DE OLIVEIRA

A homenagem feito no dia 11 de agosto ao advogado,se deu para valorizar a importância deste profissional no meio social, criado por Lei Federal, Especial e Constitucional, para assistir, representar e defender os direitos Constitucional do cidadão, com dignidade, respeito e ética.

F I C H A L I M P A



Fruto de uma iniciativa popular, o projeto da ficha limpa reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta e recebeu o apoio de diversas entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - responsável pela iniciativa da apresentação do projeto no Congresso – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a OAB. “Ninguém acreditava que o Congresso aprovaria a proposta, mas a ficha limpa foi aprovada. Isso mostra uma nova relação da sociedade com os poderes, uma ação mais efetiva da sociedade”,
Achamos também que o exemplo tem que partir de casa, poderíamos, aproveitando a onda, criar mecanismos para que bacharéis nas mesmas condições processuais, não tivessemr direito a habilitação profissional junto a OAB.

...................

CURIOSIDADES
Saiu na Telinha: - Os elefantes chegaram aqui na terrinha (Rondônia), antes de RONDON. Será?
Ouvir na rádio: O locutor se referindo ao nosso Presidente LULA falou “ que ele é o supremo magistrado do Brasil”. UAU! Essa foi forte, hein?

CURTAS
^^^^^^^^^^^^^^^^
Advogados públicos têm direito a honorários de sucumbência, ratificando a visão do Fórum Nacional da Advocacia publica de que o papel do advogado publico e tão importante o do advogado privado, tendo como unia diferença, o cliente, o conselho federal da OAB(CFOAB), afirmou que os advogados tem direito a honorários de sucumbência, já foi publicado no diário da justiça,Falou!.

do Ato-show, não vai perder essa vai?...



Presidente da OAB/RO, Hélio Vieira afirma que o ato Cívico e “o olhar atento da sociedade à conduta dos políticos”.

Cahulla e Confúcio participam de ato da OAB pela ética na política

O Ato Cívico pela Ética na Política da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), terá a participação de todos os candidatos ao governo do Estado. Os candidatos João Aparecido Cahulla (PPS) e Confúcio Aires Moura (PMDB), que ainda não haviam confirmado a presença, já disseram sim ao convite da Seccional.

O ato Cívico, segundo o presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, é uma oportunidade para que o eleitor comece a acompanhar a trajetória dos candidatos durante a campanha e no transcurso dos mandatos dos eleitos. Para Hélio Vieira, somado à Lei da Ficha Limpa, o ato cívico representa o olhar atento da sociedade à conduta dos candidatos.

A iniciativa da OAB e de várias entidades que fazem parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foi elogiada por todos os candidatos ao confirmarem participação. Além dos candidatos e dirigentes partidários, devem participar do ato, advogados, representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, da Arquidiocese de Porto Velho, de sindicatos e demais segmentos dos movimentos sociais.

O candidato do PMDB, Confúcio Moura, por exemplo, afirma que reconhece a força e a importância da iniciativa. Segundo ele, o ato acontece no momento em que o Brasil luta pela moralização da política. “É, portanto, uma ação republicana que, de maneira legal e civilizada, repreende políticos carreiristas e corruptos. É uma ação que retrata a vontade da sociedade civil, um grito popular contra tantos desmandos e maus exemplos de determinados políticos. Em fim, é um paradigma novo pela ação política”, avalia.

Sobre a participação dos candidatos no ato, o vice-presidente da OAB, Ivan Machiavelli, fez a seguinte declaração: “o candidato que não comparecer ou se recusar a firmar o termo de compromisso por uma campanha limpa, sem compra de voto, demonstra que não tem apreço pela ética na condução das suas atividades políticas. Logo não merece voto”.

O ato cívico acontece às 18h do próximo dia 30, sexta-feira, no auditório Agenor de Carvalho, na sede da OAB. Cada candidato terá direito a 10 minutos para falar sobre ética na política e como pretende administrar o Estado. Ao final do evento, os candidatos serão convidados a assinar o termo contra corrupção e abuso de poder econômico.

Após o ato na OAB-RO, acontece, no Clube dos Advogados, o Ato-Show pela Cidadania com o cantor Nasi, ex-vocalista da banda Ira.



ASSESSORIA DE IMPRENSA OAB/RO

________________________________________

P I A D A S D E A D V O G A D O

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
Num julgamento o Juiz pergunta ao réu:
- Como o senhor matou sua esposa?
- A chifradas, meritíssimo!
- Absolvido! Legítima defesa.

Causos do dia a dia do Doutor
Conhecido e já falecido advogado militante na Pérola do Mamoré foi nomeado pelo juízo para defender um rapaz acusado de ter matado a esposa.
Como fora nomeado de surpresa pediu ao Magistrado para folhear os autos. Passados alguns minutos, declinou da nomeação dizendo:
- Doutor, infelizmente não vou poder fazer a defesa do Réu.
O Juiz indagou o porque da recusa, no que respondeu o causídico.
- Doutor, o problema dele é chifre e eu ainda não consegui resolver o meu problema como vou ter condições de defender o coitado..

Provérbio ou Ditos populares:
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
“Depois da tempestade vem a bonança”
Um casal de papagaios na arca de Noé.
“Amigos, amigos, negócios à parte”
Davi a Jônatas antes de ser o rei

FRASE DE ADVOGADO
“Júri é um grupo de doze pessoas escolhidas para decidir quem tem o melhor advogado”
(Robert Frost)
DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO
01 • Dia Nacional do Selo
03 • Dia do Tintureiro
03 . Dia do Capoeirista
05 • Dia Nacional da Saúde
08 . Dia dos Pais
08 • Dia do Pároco
11 • Dia da Televisão
11 • DIA DO ADVOGADO
11 • Dia do Estudante
11 • Dia do Garçom
11 . Dia Internacional da Logosofia
12 • Dia Nacional da Artes
13 • Dia do Economista
14. Dia do Cardiologista
15 • Assunção de Nossa Senhora
15 • Dia da Informática
15 • Dia dos Solteiros
16 . Dia do Filósofo
19 • Dia do Artista de Teatro
19 • Dia Mundial da Fotografia
20 . Dia dos Maçons
22 • Dia do Folclore
22 . Dia do Supervisor Escolar
23 • Dia da Injustiça
24 • Dia da Infância
24 • Dia dos Artistas
24 • Dia de São Bartolomeu
25 • Dia do Feirante
25 • Dia do Soldado
27 • Dia do Corretor de Imóveis
27 • Dia do Psicólogo
28 • Dia da Avicultura
28 • Dia dos Bancários
29 • Dia Nacional do Combate do Fumo
31º • Dia da Nutricionista


Ofertas CAARO, Mini Codigo-RT 2010.
Preços especiais
A vista -$48,50
A prazo $51,60
01 vez no cartão preço de a vista , ou três vezes nos cartões , VISA, MASTER ou AMERICA, vai perder essa?...

Não esqueça colega esta VAN, está a seu dispor, basta você ligar. Liga vai!...

Aterrisa aqui na capital do minério e do estanho.

O secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, será uma das autoridades que prestigiarão, nesta sexta-feira (30), na sede da OAB-RO, o ato cívico pela ética na política, contra a corrupção e o abuso do poder econômico. No ato, o jurista, que é especialista em direito eleitoral, fará uma breve explanação sobre as regras eleitorais para 2010.

Marcus Vinicius aproveitará a visita a Porto Velho para participar da reunião do Conselho Seccional da OAB, na oportunidade o jurista fará o lançamento de seu livro “Direito Eleitoral e Processo Eleitoral - Direito Penal Eleitoral e Direito Político”. O livro, em sua segunda edição, já foi lançado em Brasília e em São Paulo. A obra é uma publicação da Livraria e Editora Renova, revista, atualizada e ampliada.

Além de advogado, Marcus Vinícius é doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca (Espanha), professor de pós-graduação e autor de várias obras.

Sobre o ato cívico da OAB-RO, o jurista disse que a Seccional tem se mantido na vanguarda dos acontecimentos, mantendo-se sempre antenada à vontade da comunidade. “Prova disse é a lei da ficha limpa que, com iniciativa da OAB, irmanada a várias outras entidades, e com o apoio do povo, num clamor social promoveu mudanças importantes no cenário político nacional, fomentando debates e atos como esse que OAB-RO brilhantemente realiza”.

O ato terá a participação de todos os candidatos ao governo do Estado e de representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, da Arquidiocese de Porto Velho, de sindicatos e de várias outras entidades civis e militares e a classe estudantil.

O presidente da Seccional, Hélio Vieira da Costa, explica que o ato é a oportunidade que o eleitor tem para começar a acompanhar a trajetória dos candidatos durante a campanha e no transcurso dos mandatos dos eleitos.
Ingressos
O ato cívico acontece às 18h desta sexta-feira, no auditório Agenor de Carvalho, na sede da OAB. Após o ato na OAB-RO, acontece, no Clube dos Advogados, o ato show pela cidadania com o cantor Nasi, ex-vocalista da banda Ira. Os ingressos para acesso ao show estão sendo trocados por um quilo de ali mento nos postos de trocas instaladas na sede da OAB, no Tribunal de Justiça (TJ), na Justiça Federal, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/14), no Sindicato da Polícia Federal (PF), no sindicato da policia civil (Sinsepol), no Sintero e na própria OAB.

Não vai esquecer hein !


Não se esquece colega este BLOG é seu. Copiou?
ESTE E O NOSSO BLOG, Fale com a gente, dê sua opinião, idéias e sugestões.
Orlando-rolim@hotmail.com.br
Por telefone (069) 8438-2812

Nenhum comentário:

Postar um comentário