quinta-feira, 23 de maio de 2013


TEMA DA SEMANA


OAB divulga Carta de Belém durante reunião do Colégio de Presidentes


 


A realização de um plebiscito para consultar os advogados brasileiros acerca de um sistema de eleição para presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo voto direto federativo (um voto por Estado). Esta foi uma das principais decisões do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, que consta da Carta de Belém do Pará, divulgada na sexta-feira (17) no encerramento do encontro.

Outro importante ponto alinhavado no documento assinado pelos 27 presidentes de Seccionais da entidade, reunidos sob a condução do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, reafirma o princípio federativo na eleição de dirigentes do Conselho Federal, "seja através do voto representativo, atualmente em vigor, como em eventuais eleições diretas, a serem objeto de consulta plebiscitária". O Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, participou do evento e apoiou as decisões da Carta.
Entre as demais recomendações do Colégio está a realização de uma Campanha Nacional de Valorização da Advocacia e de Defesa das Prerrogativas Profissionais, sempre mediante articulação entre o Conselho Federal e as Seccionais. Outra Campanha enfatizada na Carta é a de valorização dos honorários advocatícios, com ênfase no combate ao aviltamento dos honorários sucumbenciais.

A seguir a íntegra da Carta de Belém:

O Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, reunido na cidade de Belém do Pará, nos dias 16 e 17 de maio de 2013, após análise e discussão de temas de interesse da advocacia e da sociedade brasileira, decidiu:

1) Realizar campanha nacional de valorização da advocacia e de defesa das prerrogativas profissionais, sempre mediante articulação entre o Conselho Federal e as Seccionais, quando os atos ocorrerem nos Estados correspondentes ou no Distrito Federal.

2) Promover campanha nacional de valorização dos honorários advocatícios, com ênfase no combate ao aviltamento dos honorários sucumbenciais.

3) Envidar os esforços das Seccionais e do Conselho Federal na mobilização da sociedade civil em favor de uma reforma política que institua o financiamento democrático de campanha e eleições limpas.

4) Intensificar o combate ao exercício ilegal da advocacia.

5) Propugnar pela agilização da ADI n. 4598 no Supremo Tribunal Federal para que se consagre o indispensável funcionamento dos fóruns e tribunais em expediente integral.

6) Reputar como retrocesso violador das liberdades individuais o entendimento firmado em decisões do STJ e do STF no sentido de inadmitir habeas corpus como sucedâneo de recurso.

7) Recomendar que as direções das Seccionais incluam a propositura de execuções judiciais como meio de cobrança das anuidades em atraso dos advogados inadimplentes.

8) Reafirmar a necessária observância do princípio federativo na eleição dos dirigentes do Conselho Federal, seja através do voto representativo, atualmente em vigor, como em eventuais eleições diretas, a serem objeto de consulta plebiscitária.

9) Realizar plebiscito mediante consulta à classe para eleição do Presidente Nacional através de voto direto federativo, em data não coincidente com as próximas eleições da OAB, devendo o resultado ser apurado de forma federativa, ou seja, um voto por Estado.

10) Apoiar a criação dos novos Tribunais Regionais Federais nos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Paraná, exigindo a promulgação da PEC n. 544, já aprovada, bem como nos Estados do Ceará e do Pará (PEC n. 61 e PEC n. 46).

11) Empreender um amplo projeto de inclusão digital e a capacitação dos advogados para o Processo Judicial Eletrônico - PJE, com a integração de todo o Sistema OAB.
 Falei!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

GREVE DO TJ/RO

Liminar determina que 50% dos Servidores da Justiça devem estar em seus postos de Trabalho

Uma liminar concedida nesta sexta-feira, dia 17, pelo desembargador Eurico Montenegro, da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça, determina ao SINJUR   - Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Rondônia, que assegure no mínimo 50% dos servidores em seus locais de trabalho, além da totalidade daqueles que ocupem cargos de confiança, "a fim de garantir durante a greve a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da população". O relator considerou que a greve pode resultar em "prejuízo irreparável à sociedade" caso não atenda esse percentual.




 A ação ajuizada pelo Estado de Rondônia, por meio do procurador Fábio José Gobbi Duran, após várias tentativas da presidência em buscar uma solução pacífica para a greve, pediu a fixação de multa diária, caso não se cumpra a determinação judicial, solicitação que foi acatada pelo relator do recurso na liminar.A decisão alerta ainda ao Sindicato o cumprimento de obrigações legais tais como não impedir acesso aos prédios, não causar ameaça ou dano à propriedade, ao patrimônio público e aos servidores que não aderiram à greve e nem a violação ou constrangimento dos direitos e garantias fundamentais de outros.Mais nada disso esta acontecendo, pois estou todos os dias no tribunal , e do lado de dentro dos balcões forense , só deserto.    

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

OAB intercede novamente pedindo suspensão de prazos ao TJRO

Passado o prazo da interrupção do expediente forense de 13 a 16 de maio, conforme a publicação da Portaria Conjunta 001/2013-PR-CG, firmada pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e pelo Corregedor-Geral de Justiça, os problemas para a advocacia do Estado e conseqüentemente a sociedade tornaram-se, mais uma vez, constante em função da greve dos servidores do Judiciário.


Para tentar resolver a questão definitivamente, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante requereu, pela terceira vez ao TJRO, a suspensão dos prazos processuais enquanto perdurar o movimento grevista por meio de uma nova portaria conjunta “com o fim de resguardar a advocacia em respeito aos jurisdicionados e aos cidadãos rondonienses”, declarou Andrey no ofício 183/13/PRES/OAB/RO entregue nas mãos do Presidente do TJRO, Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, com cópia a Corregedoria-Geral de Justiça, na tarde desta terça-feira (21).



Andrey explicou ao Desembargador que desde o dia 17 de maio, vários advogados procuraram a Ordem e relataram casos com provas eficientes, citando nomes de servidores e as respectivas varas que negam carga dos autos, fotos de varas que declaram com avisos nas portas que só atendem tutelas de urgência e, até mesmo, certidão de um cartório declarando não estar fazendo carga de processos em função da greve.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
Lances da ultima reunião da  ARONATRA 





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

A OAB/RO ,para cobrar é ótima,mais para fazer o seu  ESTATUTO,faz vista grossa, NÃO.  

Da Atividade de Advocacia

Art. 1º São atividades privativas de advocacia:

I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;

II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

§ 1º Não se inclui na atividade privativa de advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.

§ 2º Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados.

§ 3º É vedada a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



 Por hoje, ficamos por aqui falou!...

Não se esquece colega este BLOG é seu. Copiou?
ESTE E O NOSSO BLOG, Fale com a gente, dê sua opinião, idéias e sugestões.
Orlando-rolim@hotmail.com.br
Por telefone (069) 8438-2812
Colaboradoras: Amanda Mitozo
                          Jalfen dos Santos


segunda-feira, 20 de maio de 2013


TEMA DA SEMANA

REUNIÃO DA ARONATRA

  NO ULTIMO DIA 17/05/2013. Tivemos a primeira Sessão Ordinária da ARONATRA, eu como Conselheiro fundador, estive presente para as deliberações da pauta do dia.
Dentre outras o que mais me chamou a atenção em favor da categoria, foi que num dos pedidos feitos pela AMATRA ao TRT 14ª REGIÃO, foi que as guias de retiradas de créditos nos processos trabalhista em que tiverem patrocínio de Advogado, somente ele poderia fazer tal levantamento.
    O TRT simplesmente evocou a Sumula 219 do TST com redação nova pela 174-2011, e pediu para que o advogado juntasse contrato de honorários para serem retidos em faze de execução.Ocorre doutores que em fase de execução não precisa pois só nos sabemos o dia em que o credito estará disponível, o que estamos pedindo e dos créditos dos acordos,pois esse o reclamante sabe a data ,è e o primeiro a chegar para a retirada.Quer dizer    quem leu o pedido não entendeu ou fez que não entendeu .pois  O que nos queremos e a restrição nas guia de pagamentos dos acordos Doutores, pois estamos casados de levar cano dos reclamantes. Será que deu para entender agora...   

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O PALADINO DA JUSTIÇA


     O Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia para o biênio 2013/2015, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Rondônia. Na mesma solenidade, realizada no auditório Procurador de Justiça Silvio Aparecido Garcia de Oliveira, no edifício-sede do MP em Porto Velho, tomou posse como Corregedor-Geral para o biênio 2013/2015, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula. A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiróz; do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, é diversas outras autoridades civis e militares.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


“Epidemia de crack” eleva o número de doentes
mentais no Brasil, alerta psiquiatra no Cremero.

Professor Doutor Juberty Antônio de Souza durante palestra no auditório do Cremero.

O Brasil enfrenta sérios problemas para atender sua população com problemas mentais sem uma rede estruturada para internações e a situação vai se agravando com a verdadeira epidemia de crack que avança pelo País. Essas foram algumas das conclusões das palestras e do debate realizados durante o Fórum de Urgência e Emergência em Psiquiatria, realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), nesta sexta-feira, dia 10.  O palestrante, médico psiquiatra e professor Juberty Antonio de Souza, disse que o Brasil é um dos países que menos investe no tratamento das doenças mentais.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Transsexual  busca emprego como Doméstica


Toda via esta não gozará da nova estabilidade concedida aos empregados.

  Turma reconhece estabilidade de gestante em contrato de experiência


      A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma trabalhadora gestante a receber salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade, mesmo em se tratando de contrato de experiência. A Turma seguiu o voto do relator, ministro Walmir Oliveira da Costa, no sentido de que o direito independe da modalidade do contrato de trabalho, e que o item III da Súmula 244 do TST, que exclui a estabilidade nos contratos de experiência, está superado pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


GREVE DO TJ/RO.

Tudo bem ,que computadores não fazem GREVE, mais ao nosso ver ,parece que os programadores do TJ/RO, estão fazendo a famosa GREVE BRANCA, pois com a GREVE o PROJUDI esta a passo de TARTARUGA. Pó gente bota esse negocio pra funcionar.   
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



 Por hoje, ficamos por aqui falou!...

Não se esquece colega este BLOG é seu. Copiou?
ESTE E O NOSSO BLOG, Fale com a gente, dê sua opinião, idéias e sugestões.
Orlando-rolim@hotmail.com.br
Por telefone (069) 8438-2812
Colaboradoras: Amanda Mitozo
                           Jalfen dos Santos

segunda-feira, 6 de maio de 2013


TEMA DA SEMANA

DIA DO BASTA


  O dia do Basta à corrupção, ocorrido no último domingo, 21, foi uma manifestação popular em todo o país contra práticas desonestas que ocorrem até hoje em nosso cenário político. Foram colhidas assinaturas de populares em mais de 80 localidades no Brasil e no exterior, através das embaixadas brasileiras.
  O movimento do Dia do Basta é uma manifestação social pacífica de iniciativas de combate à corrupção, o que demonstra de forma clara que grande parte da sociedade acompanha com preocupação e indignação o que acontece no meio político-social. Tal movimento tem como objetivo principal a extinção do foro privilegiado, o repúdio à PEC 37/2011, que tira dos Ministérios Públicos e dos órgãos fiscalizadores a autonomia investigatória, deixando exclusivamente a cargo das polícias a investigação nos procedimentos apura tórios, o fim do voto parlamentar secreto e a inclusão do crime de corrupção no rol dos crimes hediondos.
 Em Porto Velho, o movimento foi realizado na Praça Estrada de Ferro Madeira Mamoré e contou com atividades de pintura em crianças, confecção de cartazes com o não a corrupção, manifestação do promotor de justiça atuante na área da defesa do patrimônio público e social, estagiários do MP do Estado e apresentação de uma peça teatral, a qual realizou o “enterro” simbólico da liberdade, moralidade, respeito, honestidade e justiça por serem vítimas da corrupção, apresentada pelas Igrejas Manifestam Missões Urbanas e Base Móvel do Pingo D’água.
  A manifestação popular é imprescindível no combate á corrupção e ganha cada vez mais força com a união de cidadãos que lutam pelo resgate de valores éticos e morais, pois nossa sociedade precisa e pode agir de forma a repelir qualquer atitude que afronte tais valores, pois nossa nação não é composta apenas por nós, mas é composta principalmente por nossas escolhas!. 









Esta matéria é da nossa colaboradora Dra Amanda Mitozo .Colega mande a sua no email orlando-rolim@hotmail.com ,falei.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



E ai seus bobões o corintiano LULA , não ta nem ai pra vocês ,mais quer que vocês estejam aqui ano que vem ,para votar em quem ele mandar , então se virem.    


 Eleitores fieis de LULA ,presos na Bolivia.

                                      Corintianos presos na Bolívia.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



         Há 17 anos que o advogado Hely Pereira troca o terno e a gravata pelo macacão, botas e óculos escuros, para interpretar o "Rei do Rock", Elvis Presley. E após tantos anos de trabalho e dedicação, o artista foi coroado com dois grandes acontecimentos. Hoje, o "Elvis da Amazônia" estará no programa "Altas Horas", da Rede Globo/TV Liberal, com mais três covers das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo entrevistado pelo apresentador Serginho Groisman. "Essa participação será um divisor de águas na minha vida. Vou poder mostrar o meu trabalho em um programa nacional e que atinge um público bastante diversificado", disse o artista.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>




 Por hoje, ficamos por aqui falou!...

Não se esquece colega este BLOG é seu. Copiou?
ESTE É O NOSSO BLOG, Fale com a gente, dê sua opinião, idéias e sugestões.
Orlando-rolim@hotmail.com.br
Por telefone (069) 8438-2812
Colaboradoras: Amanda Mitozo
                           Jalfen dos Santos